Luis Rangel assume Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul

Objetivo da Cosave é definir políticas fitossanitárias para esses paísesO diretor do Departamento de Sanidade Vegetal, Luis Eduardo Rangel, do Ministério da Agricultura, assumirá a presidência do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave), a partir de 1º de março próximo. A presidência do Comitê, cujo mandato é de dois anos, já passou por Chile, Argentina e Paraguai, até voltar para o Brasil, que vai assumir o posto pela terceira vez.

O objetivo do Comitê é definir políticas fitossanitárias para esses países.

– Tudo que é definido dentro do Comitê temos o compromisso de incorporar as medidas no Brasil – afirma Rangel, em comunicado. Do ponto de vista técnico o Cosave é anterior ao Mercosul e o subsidia nas questões de agricultura.

Programas em andamento

Há três principais programas em andamento que têm sido desenvolvidos pelo Cosave: o Bicudo do Algodoeiro, o Greenning (HLB) e as Pragas de Florestas Plantadas. Nos três casos, o Brasil tem interesse para fomentar pesquisas no desenvolvimento desses programas.

Há tmabém vários grupos técnicos que estão em andamento, tais como análise de risco de praga, quarentena vegetal e de certificação fitossanitária. Esses são permanentemente discutidos para aperfeiçoar as atividades que já existem hoje.