Lula classifica como vandalismo ações do MST em São Paulo

Presidente disse que, apesar de apoiar movimentos sociais, não poderia concordar com a invasãoO presidente Lula classificou de vandalismo a ação dos sem-terra no interior de São Paulo. Ele falou sobre o assunto depois de se reunir com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, nesta sexta, dia 9, em Brasília.

O presidente criticou a ação dos sem-terra na Fazenda Santo Henrique, no interior de São Paulo.Durante a invasão da propriedade, foram derrubados pés de laranja e danificadas máquinas. Lula afirmou que, apesar de ser defensor dos movimentos sociais, não poderia concordar com a invasão. Segundo ele, quem está fora da lei precisa ser punido.

? Entre uma manifestação reivindicando alguma coisa e aquela cena de vandalismo na televisão, obviamente que eu não posso concordar com aquilo. Porque não tem explicação, para a sociedade, você derrubar tantos pés de laranja apenas para demonstrar que você está reivindicando. Poderia demonstrar sem precisar fazer destruição de máquinas e pés de laranja.

Durante reunião com o presidente da África do sul, governo brasileiro discutiu detalhes de um acordo estratégico que vai ser firmado entre os dois países. O objetivo é investir em áreas como tecnologia, saúde, e energia. Mas o destaque do encontro foi o aquecimento do comércio bilateral.

? África do Sul e Brasil ainda não exploram 20% do potencial que nós temos de fluxo comercial desses dois países. Possivelmente porque estamos olhando para outros lados e não para as possibilidades entre África do Sul e Brasil.

O presidente Lula também comentou a retenção do pagamento do Imposto de Renda pelo governo. Segundo ele, não há interesse do poder público em adiar a liberação das restituições.

? Não temos nenhum interesse de reter e é a primeira vez na história do Brasil que, por problemas da Receita ou de quem faz a emissão dos pagamentos, há atraso de 10 ou 15 dias. Nós também já pagamos adiantado.