Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lula defende fim da dupla tarifa sobre importação no Mercosul para incentivar comércio

Presidente esteve presente na abertura da 36ª Cúpula dos Chefes de EstadoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda, dia 16, que a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) é fundamental para aprofundar a integração entre os países do Mercosul e estabelecer relações comerciais com outros grupos econômicos.

? A eliminação da dupla cobrança da TEC é essencial para integrarmos cadeias produtivas e aprofundarmos acordo de associação com outros países e blocos. A atual crise financeira, com seus reflexos no comércio, sublinhou a importância de diversificarmos nossos mercados.

A afirmação foi feita por Lula ao discursar na abertura da 36ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, na Costa do Sauípe (BA).

A TEC é um imposto de importação em vigor nos países do Mercosul que incide sobre certos produtos de fora do bloco. Um produto que ingressa no Mercosul pelo Uruguai e depois é reexportado ao Brasil, por exemplo, paga imposto de importação duas vezes e cada país fica com a arrecadação.

O fim da dupla cobrança vinha sendo negociado há cinco anos, com data prevista para implementação a partir de janeiro de 2009. No entanto, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai não conseguiram concluir as negociações para solucionar o problema.

Nessa segunda, dia 15, ao abrir a reunião do Conselho do Mercado Comum do Sul, na Costa do Sauípe, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se disse frustrado por não conseguir consenso entre os representantes. Amorim deu a entender que o entrave continua sendo a forma de distribuição da renda aduaneira.

Sair da versão mobile