Na última quinta, dia 27, na festa em que comemorou 66 anos, ele se queixou da rouquidão excessiva dos últimos dias e foi aconselhado por seu médico, Roberto Kalil, a fazer uma consulta.
Na sexta, dia 28, ele fez os primeiros exames e neste sábado, 29, ao retornar para complementar o procedimento, recebeu o diagnóstico de câncer na laringe. Enquanto se recuperava de uma biópsia, acompanhado da mulher, Marisa Letícia, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
A presidente Dilma Rousseff enviou mensagem ao ex-presidente, desejando a ele rápida recuperação. No comunicado, Dilma ressalta que, graças a exames preventivos, ele descobriu o tumor em um estágio que permite o tratamento e a cura da doença.
O oncologista Paulo Hoff, da equipe que examinou e fez o diagnóstico do ex-presidente, disse que o prognóstico para o tipo de câncer apresentado por Lula é “muito bom”.
? Estamos sendo supertransparentes, a pedido do próprio ex-presidente. O prognóstico para este tipo de câncer é muito bom. O estado geral de saúde do ex-presidente é bom ? afirmou.
Lula passou o domingo em repouso no apartamento da família em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Foi pedido a amigos que evitassem fazer visitas, já que ele tem que poupar a voz ao máximo. A equipe médica que cuida do ex-presidente descartou, nesse primeiro momento, a possibilidade de cirurgia.
Neste domingo, dia 30, Roberto Kalil desceu para falar com a imprensa, ele afirmou que Lula já tem conhecimento sobre o tratamento.
? Ele está bem tranquilo, transparente, sabe o que aconteceu, sabe o que foi diagnosticado, foi bem discutido o tratamento. Após a primeira sessão de quimioterapia a equipe do Hospital Sírio-Libanês vai lançar um novo boletim médico, justamente para evitar a especulação que existe em um caso como esses ? disse Kalil.