? Todos esses países têm tratado de livre comércio com os Estados Unidos e é importante que a gente construa parceria, sobretudo na área do biocombustível, para, por meio deles, vender o etanol brasileiro aos Estados Unidos ? disse em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.
Ele avaliou a eleição do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, como “uma conquista dos setores progressistas da sociedade latino-americana”. Para Lula, a posse de Funes representa um avanço da democracia em toda a América Latina.
Sobre a Guatemala, o presidente destacou o que considera “uma parceria extraordinária” na construção de política públicas, principalmente na área social. O país, segundo ele, reproduz estratégias brasileiras adotadas pelo atual governo como o Bolsa Família, o Restaurante Popular e o Escola Aberta.
Em relação à Costa Rica, Lula disse que o país apresenta “uma imensa possibilidade” de exportação de engenharia brasileira como serviços para construção de estradas, de aeroportos e de hidrelétricas.
? Tudo isso interessa ao Brasil: não só financiar para ajudar o desenvolvimento desses países, mas porque são sempre uma porta aberta para que o Brasil possa entrar nos Estados Unidos com produtos que são taxados se forem vendidos diretamente.