Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lula diz que Brasil não tem interesse de ingressar na OPEP

Presidente visitou as obras da usina termelétrica Euzébio Rocha e da refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP)O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça, dia 12, que não interessa para o Brasil ingressar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a OPEP. Lula visitou as obras da usina termelétrica Euzébio Rocha e da refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, São Paulo. O projeto integra o programa de aceleração do crescimento.

Durante a visita, o presidente falou da expectativa de começar a produção em escala comercial do pré-sal.

? Este petróleo vai para a refinaria lá no Maranhão, uma refinaria de 600 mil barris/dia, outra no Ceará de 300 mil barris/dia, outra no Rio Grande do Norte menor, porque a gente não vai querer vender petróleo cru não. Não vem a OPEP querer convidar a gente que a gente não tem interesse, nós queremos é vender derivados de petróleo ? disse o presidente.

Lula comentou também o resultado dos primeiros três meses do ano divulgado pela Petrobras. O lucro líquido da empresa teve queda de 20%.

O presidente ainda falou que a queda do lucro da Petrobras no primeiro trimestre não preocupa e que o Brasil aprendeu a vencer obstáculos. Lula também disse que o objetivo é tornar cada vez mais o país com uma matriz energética independente.
? Hoje a independência energética é tudo o que o país precisa para dar um salto de qualidade extraordinário ? completou Lula.

A usina termelétrica Euzébio Rocha recebeu investimentos de R$ 1,32 bilhão. A unidade vai ter capacidade de 208mw e vai produzir energia elétrica e a vapor a partir de gás natural. O projeto deve ser concluído em novembro deste ano.

? Os objetivos finais de melhorar as condições de trabalho e de condições de produção e de condições de ambiente em que nós vivemos são objetivos atendidos por essas obras ? afirmou o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

? A usina termelétrica tem dois grandes diferenciais. Em primeiro lugar, está a sua eficiência energética de 80%, bem acima da média de 40 a 60% de outras plantas do mesmo tipo. Em segundo lugar, está a sua capacidade de produção de vapor de 415 toneladas/dia, a maior entre as usinas da Petrobras ? finalizou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Sair da versão mobile