A inauguração das usinas foi simultânea e o presidente Lula participou da cerimônia ocorrida na cidade de Barra Bonita. Em discurso, afirmou que as usinas representam um grande passo rumo ao uso de energias mais limpas.
? O Brasil é hoje o país do mundo que tem a energia mais limpa do planeta. Ninguém pode empinar o nariz para conversar com o Brasil sobre energia. Quando alguém quiser utilizar a palavra energia limpa, esteja onde estiver, em qualquer lugar do mundo, ele tem que olhar o mapa e saber que um país chamado Brasil não fala, faz a energia mais limpa do planeta ? disse.
Além da usina em Barra Bonita, vão entrar em operação as plantas de Narandiba, Mirante do Paranapanema, Queiroz, Iacanga, Pitangueiras, Sebastianópolis do Sul e Cosmópolis. Os empreendimentos geraram aproximadamente seis mil empregos diretos, com investimento total de R$ 993 milhões.
A Usina Cocal 2, em Narandiba (SP), produz açúcar e álcool desde 2006. Agora, ela passa também a produzir energia elétrica a partir da biomassa, que é o bagaço da cana. A capacidade instalada é de 80 megawatz. Por enquanto, ela gera 55 megawatz e, deste total, a própria indústria consome 40% e o restante vai para a Companhia de Energia de São Paulo. O potencial de geração de energia da Cocal 2 pode chegar a 160 megawatz. Nesta safra, a usina deve moer 3,2 milhões de toneladas de cana.
O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, participou da solenidade simultânea em Narandiba. Para ele, a revisão das taxas internacionais, especialmente pelos Estados Unidos, significa o aquecimento do setor em um futuro próximo:
? O Brasil, hoje, produz praticamente 26 bilhões de litros de etanol. Em 2019 ele produzirá em torno de 64 bilhões de litros de etanol. A estimativa para 2019 é estarmos exportando em torno de 10 bilhões de litros de etanol, para o mundo.
Para a economia de Narandiba e da região, Cocal 2 é estratégica. A população da cidade não chega a cinco mil habitantes e a usina emprega 2,5 mil funcionários.
? Nós não temos nenhum migrante empregado nesta unidade, nem na unidade um. As usinas abrangem cerca de 10 municípios e todos esses trabalhadores são da região.