O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro conversou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a Agrishow 2023 nesta terça-feira (2).
Para o comentarista Alexandre Garcia, o titular da pasta não deveria ir ao evento, mas não foi desconvidado. “Ele seria muito bem recebido pelo agro porque é um dos raros integrantes deste governo que não é a favor do MST. Mas ele não foi para não criar constrangimento para o governo”, afirma.
Segundo Garcia, Fávaro também percebeu que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria uma grande recepção no evento, já que ele é o “queridinho do agro, sendo o candidato do agro, com talvez 90% dos votos deste setor”.
Lula precisa do agro
Na conversa desta terça, o presidente Lula deve ter percebido que precisa, sim, do agro, diz Garcia. “Do contrário, as contas não fecham, o que inclui a Balança Comercial, visto toda a movimentação de riqueza trazida pelo setor. […] O Brasil hoje é um campeão graças ao agro”.
“O presidente necessita do ministro para construir essa ponte. Carlos Fávaro foi presidente da Aprosoja, é produtor rural de Mato Grosso, é do ramo, é homem do agro, tanto é que seria bem recebido na feira”, diz.
Para Garcia, o presidente Lula precisará administrar as suas preferências ou seus compromissos com o MST e reconhecer a força do agro.