Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lula sugere que FAO faça diagnóstico sobre causas da alta dos alimentos

Presidente participou nesta quarta de almoço de líderes do G8 e do G5 em Hokkaido, no JapãoOs líderes do Brasil, China, Índia, México e África do Sul bem que tentaram emplacar sua preocupação com a disparada nos preços dos alimentos, mas o primeiro encontro do G5 com o G8 acabou sendo dominado por discussões sobre mudanças climáticas ? originalmente o tema central da cúpula de Hokkaido. O assunto foi aprofundado em almoço que reuniu representantes dos dois grupos, com a presença do primeiro-ministro da Austrália e dos presidentes da Indonésia e da Coréia do Sul.

Presente aos encontros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) faça um diagnóstico sobre as causas da inflação de alimentos.

? Eu sugeri, entre outras coisas, que era preciso que nós tivéssemos não apenas um discurso comum, mas um diagnóstico comum do que está acontecendo hoje no mundo do alimento ? relatou Lula em coletiva de imprensa.

Como esperado, o presidente repetiu o argumento levado à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no começo do mês, na Argentina: a especulação nos mercados que comercializam safras futuras é uma das principais causas da inflação de alimentos. Lula também aproveitou para isentar de culpa os biocombustíveis.

? Os mais precipitados acham que o biocombustível é o responsável, e a gente tem que fazer eles entenderem toda hora que, com exceção do milho norte-americano, não tem nenhuma novidade na área do biocombustível. O Brasil continua produzindo onde produzia, como produzia e aperfeiçoando ? assegurou.

Mais uma vez, Lula chamou atenção para o reflexo da alta do petróleo ? também objeto de especulação em mercados de futuros ? nos preços dos alimentos. Segundo ele, no Brasil o custo da energia representa 30% do custo do alimento e o percentual deve ser ainda maior em países que não produzem petróleo.

? Aqueles que tiveram a experiência de perder com o subprime [investimentos no sistema imobiliário] americano estão agora utilizando o dinheiro dos fundos para especular com petróleo e com alimentos ? disse.

A política de formação de estoques também foi apontada como uma das causas da inflação alimentar atual e de uma possível alta de preços no futuro.

? Mostrei aos nossos parceiros do G13 que faz exatamente cinco anos que o mundo está comendo estoque. Se você está comendo estoque e não repõe, isso um dia vai faltar ? argumentou.

Sair da versão mobile