Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lula volta criticar medidas protecionistas adotadas por outros países

Presidente se encontrou com o colega uruguaio, Tabaré VazquezO protecionismo foi alvo de novas críticas do governo brasileiro nesta terça, dia 10. Em encontro com o presidente uruguaio, Tabaré Vazquez, em Brasília, o presidente Lula defendeu uma maior integração entre os dois países.

O presidente uruguaio chegou ao Palácio do Planalto no fim da manhã, onde se reuniu com o presidente Lula. Na pauta do encontro, a crise econômica mundial, a cooperação e a integração do Mercosul. Ministros dos dois países assinaram diversos acordos, entre eles, um memorando para concretizar a interconexão energética e um convênio para ensinar língua portuguesa para policiais rodoviários federais do Uruguai.

Lula enfatizou que, para combater a crise, os dois países precisam aprofundar a integração, acelerar as discussões sobre o uso da moeda local no comércio bilateral e desenvolver mecanismos para combater a especulação desenfreada. O presidente ainda criticou as medidas protecionistas adotadas por muitas nações para enfrentar a crise.

? Neste momento, quem achar que vai se salvar com protecionismo vai acabar por afundar a sua economia a médio prazo. Eu acho que nós precisamos de mais comércio, mais comércio, para a economia voltar ao normal.

Integração energética

À tarde, Tabaré Vazquez foi ao Palácio Itamaraty, de onde falou que a visita era muito importante para o Uruguai. O principal motivo era o ajuste do acordo assinado em 2006 que previa a integração energética. Segundo ele, a construção da linha de transmissão entre San Carlos , no Uruguai, e Candiota, no Rio Grande do Sul, vai socorrer o abastecimento de energia elétrica do país. O presidente brasileiro fez um brinde à visita do colega e comemorou o resultado do encontro.

Sair da versão mobile