Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mãe de secretário assume pasta da Agricultura no Rio Grande do Sul

Silvana Covatti será a primeira mulher a comandar a secretaria; ela destaca projetos para o incentivo ao aumento da área irrigada no estado

A deputada estadual Silvana Covatti assumiu, nesta terça, 30, o posto como titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), tornando-se a primeira mulher a comandar a pasta. Silvana é mãe do então secretário, Covatti Filho, que reassumirá seu mandato de deputado federal em Brasília.

“São secretarias de duas áreas estratégicas do nosso governo e que passam por momentos muito difíceis. A pandemia e também a estiagem impuseram muitas dificuldades aos produtores rurais e, indiretamente, à toda a economia gaúcha, que é baseada no agronegócio”, destacou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Em sua posse, a secretária destacou o momento atual da agricultura gaúcha, com a certificação de estado livre de aftosa sem vacinação e a colheita de uma safra histórica após períodos de estiagem vividos em 2020. “Agradeço ao governador Eduardo Leite pela confiança depositada em mim. É um orgulho suceder o trabalho competente e dedicado que o Covatti Filho tem feito”, comenta Silvana.

O papel da mulher no campo também está nas bandeiras da nova secretária, uma vez que, no Brasil, dos 5 milhões de empreendimentos rurais, um milhão é comandado por mulheres. Atualmente as mulheres administram cerca de 30 milhões de hectares de atividade rural.

Silvana Covatti também destaca a prioridade na irrigação e no incentivo ao aumento da área irrigada no estado, que hoje é de menos de 3% da área de sequeiros (soja, milho, trigo e feijão) e fruticultura. E esclarece: “Vamos dar continuidade ao Programa Pró-Milho para alcançarmos a alta suficiência do grão, fundamental para suinocultura, avicultura e pecuária leiteira”.

A nova secretária também ressaltou a importância da agricultura familiar, assegurando que terá atenção especial em sua gestão. “É responsável por 70% dos alimentos que chegam na mesa das famílias gaúchas. Na secretaria, vamos incentivar a produção na pequena propriedade e buscar melhores condições para as mais de 3.700 agroindústrias do estado”, pontuou.

Perfil da secretária

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Nascida em Frederico Westphalen, Silvana Covatti chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa gaúcha em 2006. Na sua segunda votação, Silvana foi a deputada mais votada, em 2010. Quatro anos depois foi novamente eleita com expressivo número de votos.

Em 2016, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia em mais de 180 anos de história. Por conta do cargo, assumiu, por cinco dias, o governo do estado na ausência do então governador José Ivo Sartori e do vice José Paulo Cairoli. Nas eleições de 2018, foi novamente eleita deputada estadual.

Silvana também se elegeu presidente do Movimento Mulher Progressista Gaúcha e da Procuradoria da Mulher, na Assembleia. Teve os direitos das mulheres sua principal luta em todos seus mandatos.

Sair da versão mobile