Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Maggi garante que não vai liberar importação de maçã da China

Produtores de São Joaquim (SC), maior produtora de maçã do Brasil, pediram o apoio do governo para garantir a sanidade dos pomares

Fonte: divulgação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, disse nesta quarta, dia 10, a produtores de maçã de São Joaquim que não vai autorizar a importação da fruta da China. A cidade de Santa Catarina é a maior produtora de maçã do Brasil. Em encontro com o ministro no município, produtores pediram o apoio do governo para garantir a sanidade dos pomares, com o combate ao cancro europeu, e financiamento para a instalação de telas antigranizo nas plantações. 

Na terça, dia 9, Maggi esteve em Vacaria, no Rio Grande do Sul, onde assinou um protocolo de intenções para operacionalizar recursos do setor privado para dar suporte às ações do Centro de Controle Biológico e Manejo Integrado da Mosca das Frutas (Centro Moscasul). A sede do centro fica em Vacaria.  

De acordo com o Ministério da Agricultura, a participação do Brasil no mercado global de maçã é de 2%. De janeiro a outubro de 2015, o país exportou 60,11 mil toneladas da fruta. O principal importador foi a Rússia, que absorveu 5,57% desse volume. 

A produção brasileira da fruta em 2014 foi de 1,38 milhão de toneladas, em 37 mil hectares. O Rio Grande do Sul, com 17,43 mil hectares, e Santa Catarina, com 17,73 mil hectares, representam 95% do total da área de maçã do país. 

Sair da versão mobile