A segunda edição da Ficafe será realizada nos dias 5 e 6 de novembro de 2009, no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos de Jacarezinho, norte do Paraná. A programação desta edição inclui rodadas de negócios, mesa de debates e exposição de empresas especializadas em equipamentos para colheita, processamento e preparo do café, além de palestras que abordarão temas como gestão de propriedades, mecanização, manejo, cenários do agronegócio e inovação tecnológica e gerencial na cafeicultura.
O consultor do Sebrae-PR em Jacarezinho, Odemir Capello, revela que os estandes da Ficafe estão quase todos negociados. Ele conta ainda que a novidade da edição deste ano é a abertura da Feira para os apreciadores de café na noite do dia 5 de novembro.
? A Ficafe 2009 é aberta à participação de todos os produtores de café interessados e não há custo. A previsão é que na rodada de negócios estejam presentes pelo menos 20 compradores de todo o País. O primeiro dia de evento será aberto para a comunidade no período noturno. Haverá uma palestra sobre os benefícios do café para a saúde e o público poderá participar de testes de prova de cafés especiais e cafés comerciais ? adianta o consultor.
Odemir Capello comenta ainda que a expectativa é atrair cerca de 3,5 mil visitantes, sendo 3 mil produtores e 500 consumidores finais.
? O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) está organizando caravanas que sairão dos municípios produtores de café da região ? diz o consultor, que explica que o evento está muito consistente em termos técnicos e envolve toda a cadeia cafeeira: indústrias, produtores, compradores e fornecedores.
Na opinião de Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), a Ficafe 2009 vai ratificar e incrementar ainda mais as ações comerciais propostas pela Associação.
? Estamos na fase de coletas de amostras. Somente após esse processo poderemos saber o volume de café especial disponível para comercialização na Ficafe 2009. Os atributos do café especial do norte do Paraná são únicos no mundo. É um café leve, encorpado, com intenso aroma e sabor, é doce, caramelado, com acidez moderada e levemente amargo. A pessoa que começa a tomar um café especial e aprende como se faz o preparo correto da bebida, não vai mais querer saber de outro café ? garante Luiz Fernando de Andrade Leite.
Em 2008, a Ficafe ofertou mais de duas mil sacas de cafés especiais, expôs 52 amostras de café especial, contou com 20 expositores de diversos segmentos e reuniu cerca de três mil visitantes. A programação completa para este ano está disponível no site do evento.