Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Maioria da população local é a favor de Belo Monte, garante presidente da EPE

Para Maurício Tolmasquim, obra será "a redenção daquela região"Entre as condicionantes para as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, estão os investimentos em infraestrutura para as populações que serão realocadas. Estão previstos R$ 3,3 bilhões para tratamento de água e esgotos, estradas e habitação. A informação é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Segundo ele, a população local é a favor da obra.

“A maioria absoluta da população local é a favor da usina porque ela trará benefícios à região”, disse Tolmasquim em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. “Os empreendedores terão de investir R$ 3,3 bilhões nas cidades como Altamira, próximas à usina. Isso equivale a 19 vezes o orçamento de todo o Pará, sendo investido em uma pequena região do estado”, acrescenta.

Segundo ele, cerca de 4,3 mil famílias que vivem em palafitas serão relocadas para casas de alvenaria com toda a infraestrutura. “Vai ser a redenção daquela região. Os empreendedores terão a obrigação de dar esgoto, água tratada para toda a cidade e de asfaltar as estradas. Além disso darão treinamento às pessoas para trabalharem na obra, o que significa a possibilidade de um nova profissão para muitos deles”, afirmou o presidente da EPE.

As fontes alternativas de energia foram elogiadas por Tolmasquim durante o programa. Ele considerou “de grande vantagem” o uso de energia eólica no Nordeste brasileiro. “O período que mais venta no Nordeste é justamente o de seca [quando as hidrelétricas têm seu potencial energético reduzido]”, disse.

Sair da versão mobile