Nos municípios em que houver segundo turno, os eleitores deverão voltar às urnas no dia 26 de outubro. Quem deixar de votar neste domingo terá até o dia 4 de dezembro para apresentar justificativa ao juiz eleitoral. Nos municípios em que houver segundo turno, o eleitor terá até o dia 26 de dezembro para justificar a ausência na votação.
Eleições nas agrocapitais
Em todo o Brasil, estão sendo disputadas mais de 5 mil vagas para prefeito e vice e mais de 52 mil para vereador. Dos 200 deputados e 28 senadores ligados ao setor agropecuário, 28 parlamentares estão entre os candidatos a prefeito e três concorrem a vice-prefeito. Entre eles, seis concorrem em agrocapitais localizadas em cinco Estados ? Barreiras (BA), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Petrolina (PE) e Londrina (PR), esta com dois candidatos.
Somente em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP), Uberaba (MG), Maringá e Londrina (PR) poderá haver segundo turno.
Regiões
Na divisão por regiões, o Sudeste concentra 44% dos eleitores que poderão votar para prefeito e vereador de sua cidade. São quase 57 milhões de eleitores. A segunda região com maior quantidade de votantes é o Nordeste, com mais de 35 milhões de eleitores.
Em apenas 77 dos 5.565 municípios do país haverá a possibilidade de realização do segundo turno. Em duas capitais, Boa Vista (RR) e Palmas (TO), o pleito será decidido logo na primeira etapa porque, de acordo com a Constituição Federal, o segundo turno só pode ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.
São Paulo, com mais de 29 milhões de eleitores, 22,3% do eleitorado do país, é o Estado com mais municípios onde pode haver segundo turno no dia 26 de outubro ? 21 ao todo. Logo depois vêm o Rio de Janeiro, com 10 municípios, e Minas Gerais, com sete.
Em alguns Estados, como o Maranhão e Acre, apenas as capitais terão possibilidade de segundo turno: São Luís e Rio Branco, respectivamente. Na Bahia, poderá haver segundo turno em apenas duas cidades: a capital Salvador e Feira de Santana.
Segundo o TSE, o eleitorado da capital paulista (mais de oito milhões de votantes) é o maior do país, seguido pela cidade do Rio de Janeiro (cerca de 4,5 milhões) e por Belo Horizonte (1,7 milhão).
Novo sistema em teste
As eleições deste ano terão uma novidade. Será testado em três municípios um sistema piloto de identificação do eleitor pela impressão digital e pela fotografia.
? Em vez de o eleitor simplesmente apresentar o título, que não tem foto, ele se identificará pela palma da mão, pelas impressões digitais e também por uma fotografia que ficará junto da folha de eleitores da sessão ? explica o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello.
O TSE já tem 20 mil urnas com o sistema de identificação por impressão digital, que serão utilizadas de maneira experimental em São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO).
Neste domingo, o Canal Rural fará a cobertura das eleições municipais nas principais cidades do agronegócio brasileiro. No especial de Eleições do Canal Rural, você também poderá acompanhar a apuração em todo o Brasil e conferir os principais resultados