Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mais 200 mil toneladas de milho são liberadas para venda em balcão no Sul

Medida garantirá abastecimento do produto para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa CatarinaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), autorizou a liberação de mais 200 mil toneladas de milho para venda em balcão nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A decisão foi tomada durante uma reunião do secretário de Política Agrícola, Caio Rocha, com o superintendente de Armazenagem da Conab, Rafael Borges Bueno, nesta sexta, dia 17, em Porto Alegre.

A medida já estava prevista na Portaria Interministerial nº 601, publicada no dia 29 de junho, que estabelece os parâmetros para a liberação de milho em grãos dos estoques públicos, com a concessão de subvenção econômica, em razão da seca que atingiu as regiões Sul e Nordeste este ano. Ao todo, foram disponibilizadas 400 mil toneladas do produto. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o limite de compra por produtor é de 27 toneladas/mês, ao custo de R$ 21,00 a saca de 60kg.

O Ministério da Agricultura também deverá promover leilões de Valor de Escoamento de Produto (VEP) para apoiar os produtores gaúchos e catarinenses que desejarem trazer milho da região Centro-Oeste. A operação é um leilão de venda de estoque público e visa pagar uma subvenção para que o produto seja escoado para uma região determinada, com dificuldade de abastecimento.

Segundo Caio Rocha, estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis para tranquilizar os produtores e entidades. O secretário disse ainda que está marcada para a próxima segunda, dia 20, mais uma reunião em Santa Catarina para tratar do assunto e discutir formas de agilizar o transporte e o credenciamento de novos armazéns para melhorar o abastecimento.

Sair da versão mobile