Mais de 700 mil famílias deixam de receber o Bolsa Família

Beneficiários precisam se recadastrar a cada dois anos para continuar recebendo o auxílio do governo federalEm todo o país, 710 mil famílias deixaram de receber o Bolsa Família. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelou o repasse de quem não fez o recadastramento obrigatório.

A cada dois anos, os beneficiários do Bolsa Família precisam se recadastrar para continuar recebendo o auxílio do governo federal. No ano passado, 3,4 milhões de famílias precisavam atualizar as informações do Cadastro Único.

? O cancelamento dessas famílias pode estar atrelado a três situações: a família pode não ter mais interesse em permanecer no programa; a gente não conseguiu fazer chegar a comunicação à família; ou pode ter havido dificuldades operacionais do gestor ? avalia a secretária Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Lúcia Modesto.

Quem teve o benefício cancelado, mas possui o interesse em continuar recebendo o Bolsa Família ainda pode fazer o recadastramento. Para isso, basta procurar o gestor do programa no município e atualizar as informações.

? Quanto mais demorar para a família fazer isso, quando ela voltar ela vai entrar na fila para ser incluída novamente. Então quanto mais rápido ela fizer, mais rápido também ela voltará ao programa ? explica Lúcia.

O governo iniciou este mês o recadastramento de mais um 1,1 milhão de famílias, que em 2010 completam dois anos no Programa. Elas têm até 31 de outubro para confirmar o endereço, renda mensal, o número de filhos na escola e se eles estão com as vacinas em dia.

Quem tiver que atualizar os dados vai receber um aviso no extrato de pagamento do benefício.