Mais chuvas? Confira a previsão do tempo até domingo!

A Somar meteorologia adiantou as condições do clima para todas as regiões do país. Tem até estado que precisa plantar soja e as chuvas não deixam

Segundo a meteorologia, a região Sul terá uma rápidas tréguas das chuvas até sábado, principalmente no Paraná e Santa Catarina. Na região Sudeste o clima deve colaborar a partir da próxima semana, após a passagens das instabilidades. O Centro-Oeste vive situação parecida e deve ter condições de iniciar o plantio já na próxima semana, lembrando que algumas áreas terão menos chuvas na segunda quinzena de outubro.

QUINTA-FEIRA

A passagem de uma frente fria ajuda a organizar instabilidades que trazem pancadas de chuva entre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Esse mesmo sistema trouxe temporais no final do dia de ontem e neste início de madrugada entre o Centro-Oeste e Sudeste, como no estado de São Paulo, onde houve acumulados em torno de 40 milímetros e rajadas de vento de mais de 50 km/h, que proporcionou a queda de árvores. Já neste momento, no estado paulista há apenas muita nebulosidade, porém no decorrer do dia devem voltar as ocorrências de precipitações.

SUL

Uma frente fria avança do Sul para o Sudeste do Brasil, mas ainda deixa muitas nuvens carregadas pelo Paraná e por isso há previsão para chover a qualquer hora do dia, com volumes elevados nas faixas norte e leste do estado. Chove também nas demais áreas paranaenses e no norte de Santa Catarina. Nas outras áreas catarinenses e no Rio Grande do Sul, o tempo fica firme por causa da atuação de um sistema de alta pressão que está na Argentina. Mesmo com a presença do sol nestas áreas, as temperaturas da tarde não sobem e a sensação será de frio especialmente à noite.

SUDESTE

A passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil deixa muitas nuvens carregadas na maior parte da região. Há condição para chover de moderada a forte intensidade no interior de São Paulo e também no sul de Minas, com trovoadas e volumes que podem ser elevados. Inclusive, nestas áreas existe ainda a chance para eventual queda de granizo. Com o aumento da quantidade de nuvens e a mudança na direção dos ventos, o calor diminui no estado paulista, porém não chega a fazer frio extremo. O tempo fica firme apenas no norte do estado de Minas Gerais, onde as temperaturas seguem muito elevadas.

CENTRO-OESTE

As pancadas de chuva atingem os três estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal na quinta-feira, com risco para novos temporais em Mato Grosso do Sul, podendo ocorrer a qualquer hora do dia. Em toda a região, as temperaturas ficam elevadas e a sensação é de calor, com exceção de Mato Grosso do Sul, onde há muita nebulosidade e as temperaturas sobem pouco.

NORDESTE

Chove do litoral sul da Bahia à costa do Rio Grande do Norte, de forma rápida, no começo do dia. Depois, o sol aparece e eleva as temperaturas. Nas demais áreas, o tempo fica ensolarado desde o amanhecer e as temperaturas disparam. Mas atenção, porque a umidade continua baixa no interior da Bahia, Pernambuco, Ceará e Piauí. Inclusive, algumas cidades do interior baiano não registram chuva significativa há mais de 200 dias, como é o caso de Guanambi.

NORTE

O tempo se mantém instável principalmente na faixa oeste da região, com os maiores acumulados se concentrando no extremo oeste, principalmente no Acre e em Rondônia, onde a chuva ocorrerá com rajadas de vento e descargas elétricas. Já no norte do Paraná e no Amapá, há condição para o tempo permanecer estável e seco

Sexta-feira

SUL

A chuva se afasta um pouco mais e o tempo fica firme na maior parte da região. Apenas no leste e norte paranaenses é que tem muitas nuvens e pode chover a qualquer hora do dia, mas com acumulados menos expressivos que nos dias anteriores. O sistema de alta pressão atmosférica que está no Uruguai influencia o tempo nas demais áreas do Sul e por isso que o sol aparece ao longo do dia. Porém, ainda assim as temperaturas não sobem muito e a sensação é de frio no amanhecer e temperaturas amenas à tarde.

SUDESTE

A frente fria avança até o Espírito Santo e a chuva deve ser mais frequente na faixa leste da região. O dia segue com muitas nuvens desde o sul de São Paulo até o norte capixaba, com previsão para chover a qualquer hora do dia. Porém os acumulados não devem ser tão expressivos. No interior da região as pancadas de chuva ocorrem especialmente na parte da tarde e nas áreas paulistas tem potencial para chover de moderada a forte intensidade, com trovoadas. Apenas no norte de Minas é que a chuva não consegue chegar e teremos mais um dia de sol e calor.

CENTRO-OESTE

A situação permanece a mesma dos últimos dias: chuva, com exceção do nordeste de Goiás. As pancadas mais intensas ocorrem no centro-oeste e sul de Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul. Há risco para queda de granizo. As temperaturas seguem amenas no estado sul-mato-grossense, porém nas outras áreas do Centro-Oeste, mesmo com previsão para chuva, o calor continua.

NORDESTE

Predomínio de sol no Nordeste. As chuvas atingem apenas o litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, pela manhã, e o centro-sul do Maranhão, à tarde. A condição segue de chuva rápida em partes do litoral nordestino e do Maranhão nos dias seguintes e os termômetros continuam elevados em toda a região.

NORTE

O tempo fica firme no Amapá. Nas demais áreas da região as nuvens carregadas ganham força ao longo do dia e as pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e a noite, com trovoadas. Os volumes mais expressivos acontecem na metade oeste da região.

Sábado

SUL

Outras instabilidades voltam a se formar pelo Paraná e tem previsão para temporais, principalmente no oeste do estado. A chuva atinge Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul até o fim do dia. Os ventos no estado gaúcho sopram de moderada a forte intensidade a partir da tarde. As temperaturas voltam a subir, mas o calor não chega a ser extremo.

SUDESTE

A frente fria se afasta do Sudeste, mas ainda há um sistema de baixa pressão atmosférica que ajuda a manter nuvens carregadas, especialmente no leste paulista. No decorrer da tarde as nuvens ganham força também nas demais áreas do Sudeste, com exceção do norte mineiro. A chuva ocorre em forma de pancadas, bem típicas de primavera/verão, ou seja, em pontos isolados, porém com potencial para trovoadas e volumes significativos em alguns momentos. As temperaturas seguem mais baixas em São Paulo e na metade sul de Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

A frente fria que estava no Sudeste se afasta as instabilidades perdem força no Centro-Oeste do Brasil. Mesmo assim ainda tem muita umidade, que junto com as temperaturas elevadas, ajuda a formar nuvens carregadas especialmente na parte da tarde. Tem previsão para pancadas de chuva em todos os estados e no Distrito Federal, com potencial para trovoadas.

NORDESTE

O maior destaque é o retorno das instabilidades para o interior do Maranhão. No decorrer do dia as nuvens carregadas se formam e tem previsão para pancadas de chuva, ainda com baixos acumulados, mas que já ajudam a aliviar o tempo seco. Chove fraco também no litoral leste, mas sempre alternado por períodos de sol e tempo firme. Nas demais áreas da região ainda não há condições para chover.

NORTE

A chuva segue espalhada pela maior parte da região Norte, com volumes mais elevados na faixa oeste da região, entre Acre e Rondônia. No entanto, no Amapá a chance para chover ainda é baixa, apesar do calor e da umidade. A sensação de tempo abafado segue em todos os estado neste fim de semana.

Domingo

SUL

No decorrer do domingo a chuva ganha intensidade pelo Sul e os acumulados são bem elevados no oeste do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. A chuva segue no início da próxima semana.

SUDESTE

Ainda há previsão de chuva em forma de pancadas na maior parte do Sudeste, mas o sol consegue aparecer um pouco mais ao longo do dia. Nas áreas do oeste paulista e na divisa com o Paraná há risco para temporais.

CENTRO-OESTE

No domingo e também ao longo da próxima semana, os dias no Centro-Oeste têm predomínio de sol, elevação das temperaturas e formação de pancadas de chuva no final da tarde, de forma rápida e isolada, mas que pode ser intensa.

NORDESTE

No decorrer dos próximos dias, o tempo seco continua em grande parte do Nordeste. Apenas no litoral leste é que ainda pode chover. A chuva isolada do Maranhão segue até o inicio da semana.

NORTE

A tendência para os próximos é de tempo ainda instável na maior parte do Norte. Apenas no Amapá é que a condição de chuva é menor.

Veja mais notícias sobre soja