O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar-SC) acaba de divulgar uma lista de cursos gratuitos para quem busca atualização de conhecimentos e capacitação.
Mais de 450 treinamentos do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS) estão à disposição do público do campo e podem ser conferidas aqui.
As oportunidades contemplam diversas áreas e o objetivo é promover conhecimentos e auxiliar no aperfeiçoamento de técnicas para implementar nas atividades rurais.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressalta a importância da iniciativa como um dos pilares do desenvolvimento do setor produtivo catarinense.
“As capacitações do Senar-SC estão entre as iniciativas que contribuem para o constante avanço do setor em nosso estado. Somos comprometidos com a inovação e priorizamos conteúdos atualizados, que aliem teoria e prática, nas mais diversas áreas do setor produtivo”.
A Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura.
Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.
Cursos em destaque
A programação de junho contempla cursos como:
- Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem);
- Inseminação artificial em bovinos;
- Produção e manejo de ovinos;
- Motosserra – operação e manutenção no corte de árvores;
- Turismo Rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios;
- Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural;
- Produção caseira de massas para congelamento;
- Soldador – arco elétrico com eletrodo revestido;
- Inclusão digital rural – informática básica 1;
- Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos – NR 31;
- Aumento da produtividade do mel; entre outros.
A lista completa de treinamentos, bem como informações de datas e municípios pode ser acessada no site. As inscrições devem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.