As 10 mais lidas de Agricultura em 2014

Cadastro Ambiental Rural foi o assunto mais acessado pelos agronautas no ano de 2014O campeão de acessos de 2014 não poderia ser diferente: o Cadastro Ambiental Rural foi o assunto mais procurado, acessado e comentado no site do Canal Rural em 2014.

1) Começa prazo de um ano para proprietários fazerem o Cadastro Ambiental Rural

Demorou dois anos para um dos mais importantes instrumentos do novo Código Florestal entrar em vigor. No dia 5 de maio o governo federal finalmente publicou o decreto de regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), esperado desde dezembro do ano anterior. Os proprietários finalmente puderam começar a fazer seus cadastros, mas os problemas estavam só começando, como mostramos em diversas reportagens ao longo do ano.

2) Preço pago ao produtor de eucalipto caiu 40% nos últimos seis anos

A segunda notícia mais lida do ano foi uma surpresa até mesmo para nós. A reportagem de Daniel Morales, do começo do ano, mostrando que a rentabilidade dos produtores de eucalipto vem caindo nos últimos anos repercutiu muito no site do Canal Rural.

3) Justiça suspende concurso do Ministério da Agricultura de 796 vagas

A suspensão do concurso para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi só a primeira de várias notícias sobre o mesmo tema: a necessária reposição de vagas na fiscalização agropecuária. Depois disso, o concurso foi realizado, os primeiros aprovados foram chamados, o governo anunciou mais um concurso e os excedentes do atual reclamaram, em novembro houve nova convocação e essa conversa, pelo visto, vai longe em 2015.

4) Ações do Ministério Público Federal questionam registro de nove agrotóxicos

O Ministério Público Federal entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspenda os registros de oito agroquímicos utilizados amplamente nas lavouras brasileiras, entre eles o glifosato. A outra ação exige que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reavalie a utilização do defensivo 2,4-D, aplicado para combater ervas daninhas de folha larga nas plantações de milho e soja. Não foi longe, mas assustou os produtores.

5) Com juros mais altos, Plano Safra 2014/2015 terá R$ 156 bilhões

Como esperado, o anúncio do novo plano safra está entre as notícias mais acessadas no ano. O governo federal anunciou um Plano Agrícola e Pecuário (PAP) para 2014/2015 de R$ 156 bilhões, quase 15% a mais que o anterior. Mesmo assim, os juros causaram polêmica.

6) Produtores de Goiás não poderão plantar soja de janeiro a outubro

A sexta notícia mais lida veio do Projeto Soja Brasil. Um vazio sanitário para soja de  1º de janeiro e 30 de setembro em Goiás causou revolta nos produtores de sementes. Leia a notícia aqui no site do Soja Brasil e aproveite para acompanhar a colheita da safra, que já começou.

7) Manual online gratuito ensina o manejo de 130 tipos de pragas

A gente sabe que nossos agronautas adoram conteúdos técnicos, que dão uma mãozinha na lavoura. Por isso, nada mais natural que o Manual de Pragas Online da Monsanto, com informações sobre os principais insetos que podem afetar a produtividade das lavouras brasileiras, esteja entre os 10 conteúdos mais acessados. Se você também gosta de informação técnica de qualidade, depois de rever este manual, passa lá na central de vídeos do Radar e do Técnica Rural para ver muito mais.

8) Ministério da Agricultura divulga nova lista de defensivos contra helicoverpa

A helicoverpa ainda assustou os produtores no final da safra passada. Mesmo com a recomendação dos especialistas de que segredo é o produtor continuar fazendo o monitoramento e o manejo integrado de pragas, o rotacionando princípios ativos é fundamental.

9) Produtores rurais têm dificuldade para reunir documentos para aposentadoria

Os agricultores familiares e trabalhadores rurais de todo o país têm encontrado dificuldade para reunir os documentos que comprovem a atividade no campo, necessários para requerer a aposentadoria. Em 2013, 28% dos pedidos de beneficio foram negados pelo INSS.

10) Metade das unidades de armazenamento da Conab opera com problemas ou está parada

Por fim, a série especial sobre a decadência da principal estrutura pública de armazenagem do país mobilizou nosso público. A reportagem especial mostrou que metade das cerca de 140 Unidades Armazenadoras (Ua’s) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) operava com algum tipo de problema ou estava parada.