As notícias sobre o clima seguem em destaque no site do Canal Rural. Nesta semana a informação sobre a chegada do inverno, mas não do frio, foi a mais lida da semana. Confira abaixo as cinco em destaque!
5. Ministério apreende 2.700 toneladas de sementes de soja ilegais
Cerca de 2.700 toneladas de sementes de soja para comercialização, provenientes de campos de produção de sementes não inscritos junto ao Ministério da Agricultura, foram apreendidas durante ação de fiscalização em empresa produtora de sementes no município de Campo Verde (MT). Leia mais!
4. Plano Safra 2020/2021 tem juros de custeio de 2,75% a 6%
O governo federal lançou nesta quarta-feira,17, no Palácio do Planalto, o Plano Safra 2020-2021, que contará com R$ 236,3 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional, um aumento de R$ 13,5 bilhões em relação ao plano anterior. Os financiamentos podem ser contratados de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021. Entenda!
3. Inoculante que libera fósforo para as plantas rende até 7 sacas a mais de soja
Estudos realizados pela Embrapa revelam que há um estoque bilionário de fósforo nos solos brasileiros e também do mundo. O problema é que esta grande reserva não é aproveitada pelas plantas, garante a pesquisa. De toda a adubação lançada no solo, apenas 30% do fósforo é usado pela soja, o restante fica retido no solo e as plantas não conseguem usar. Com base nisso, a Embrapa desenvolveu uma tecnologia que promete facilitar a absorção deste nutriente pelas raízes e render até 7 sacas a mais de soja por hectare. Veja esta novidade!
2. Morre pesquisador José Marcos Gontijo Mandarino, da Embrapa Soja
Faleceu no sábado, 13, o pesquisador José Marcos Gontijo Mandarino, de 60 anos, que atuava na Embrapa Soja, em Londrina (PR) desde 1989. Ele trabalhava na área de valores nutricionais da oleaginosa. Leia!
1. Tempo: inverno terá onda de frio tardia; entenda o impacto
O inverno começa no sábado, dia 20. Apesar de a previsão do tempo indicar temperaturas acima da média, os produtores devem ficar atentos às ondas de frio, alerta o meteorologista Celso Oliveira, da Somar. A tendência é termos apenas duas fortes ondas de frio entre julho e agosto. O grande espaçamento entre os eventos deixará a temperatura mais elevada que o normal no Sul, Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. Entenda!