A partir de agora serão 100 dias sem plantas de soja nos campos e medida já vale para esta safra sanitário
O estado baiano adotará um período mais longo de vazio sanitário para a produção de soja em 2017/2018. Ele será de cem dias, partindo do dia 1 de julho até 8 de outubro, e não mais de 60 dias (15 de agosto a 15 de outubro).
A portaria com as novas datas deve ser publicada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) até o dia 16 de agosto de 2017, quando deixa de vigorar a portaria atual.
Em nota, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) informou que na reunião realizada na última terça-feira (1) o setor produtivo também acertou que a data final de plantio da cultura será 15 de janeiro e a colheita precisará ser finalizada até 30 de maio.
E não é só na Bahia que mudanças aconteceram para melhorar o combate a pior doença das lavouras de soja, a ferrugem asiática. Veja abaixo:
Goiás inicia hoje o vazio sanitário da soja
O vazio sanitário vai começar! Confira o calendário para a sua região
Conforme a Aiba, o objetivo é fortalecer o sistema de produção agrícola da soja na Bahia. Durante o período de vazio sanitário nenhuma planta viva de soja pode estar no campo. A medida visa a prevenir a infestação da ferrugem da soja.
Estiveram no encontro, realizado em Luís Eduardo Magalhães, produtores rurais e representantes do Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (CTR), do qual a Aiba faz parte.