Importantes produtores ainda têm grãos para retirar do campo. No ano passado, no mesmo período o ritmo foi mais rápido
Daniel Popov, de São Paulo
A temporada 2016/2017 para a soja está chegando ao fim. A colheita da oleaginosa chegou a quase 98% no país. Dos nove estados acompanhados pela consultoria Safras & Mercado, seis finalizaram os trabalhos. Sobrou apenas um pouco a ser colhido na Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Deste três, apenas Santa Catarina registra uma velocidade nos trabalhos mais lenta que a média para o período, com 95% da área de 630 mil de hectares concluído, ante os 97% da média histórica.
Na Bahia, 90% dos 1,6 milhão de hectares foi colhido. Até o último levantamento o estado tinha um ritmo de colheita mais lento que a média, mas agora a ultrapassou. Na média os nordestinos retiram 89% da área.
O Rio Grande do Sul variou bastante, na maioria das vezes estava mais rápido que a média para o período e assim seguem. Hoje, o estado colheu 98% dos 5,5 milhões de hectares cultivados, mais rápido que os 94,4% da média histórica.
Vale lembrar que esta será a maior e mais produtiva safra do Brasil, com 111 milhões de toneladas, contra as 95,6 milhões da última temporada.
Veja mais notícias sobre soja