Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mangabeira Unger discute Plano Amazônia Sustentável no Ministério da Agricultura

Ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos busca aliados para apoiar as propostas que irá apresentar aos governadores da regiãoO ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, esteve nesta sexta-feira, dia 18, no Ministério da Agricultura para discutir o Plano Amazônia Sustentável (PAS). Ele busca nos ministérios aliados para apoiar as propostas que irá apresentar aos governadores da região. Segundo ele, as idéias partem do princípio de que a Amazônia não é considerada pelo governo uma fronteira agrícola.

Na reunião, Unger, o ministro Reinhold Stephanes e assessores discutiram temas do desenvolvimento sustentável da Amazônia. A simplificação das leis para acelerar a posse e regularizar a situação fundiária dos produtores é considerada uma política prioritária. Eles buscam também uma solução para as invasões das terras públicas e alternativas para proteger as unidades de conservação.

O ministro da Agricultura aproveitou a ocasião e disse a Mangabeira Unger que a exploração de minérios na Amazônia deveria ser considerada uma estratégia de governo para diminuir a dependência brasileira de importações, o que encarece o uso dos fertilizantes. Stephanes sugere que seja mapeada a reserva de potássio da Petrobras, localizada às margens do rio Madeira. Para isso, seria preciso calcular o tamanho da jazida para então saber os investimentos necessários.

Na conversa, Mangabeira defendeu também a unificação das políticas do governo. Segundo ele, é preciso um projeto único para a defesa e o desenvolvimento da região. Ele planeja a criação de grandes blocos de áreas preservadas e de áreas de desenvolvimento, que englobariam, por exemplo, a produção de biodiesel a partir de óleo de palma. O projeto deve ser apresentado nos próximos meses.

? Aprofundar a discussão com o governo e encaminhar à comissão ministerial do PAS e aos governadores uma série de propostas concretas ? afirmou Mangabeira Unger.

Apesar de manter o plano em sigilo, o ministro dá um recado para os produtores da região.

? O governo não encara a Amazônia como fronteira agrícola e nós estamos determinados a preservar e, ao mesmo tempo, transformar lá um exemplo para todo mundo de desenvolvimento sustentável.

Sair da versão mobile