Mangalarga tem destaque na programação da ExpoLondrina

São 160 animais de todas as regiões criadoras do país marcam presença no eventoA raça de cavalos mangalarga volta a desfilar pelo Parque de Exposições de Londrina, durante a 51ª edição da Exposição Agropecuária de Londrina (ExpoLondrina). Criadores do norte do Paraná estão resgatando a tradição dos animais de andar único e com um dos temperamentos mais dóceis entre os eqüinos. A programação para os apaixonados pela raça é extensa durante a feira agropecuária que acontece na cidade.

São 160 animais de todas as regiões criadoras do país. Até domingo os juízes avaliam os melhores em uma das pistas do Parque Governador Ney Braga. A Exposição Brasileira da raça também acontece na feira. Para o diretor da Associação Brasileira de Criadores do Mangalarga (ABCCRM), Fernando Tardiolli, a qualidade dos animais trazidos para Londrina reforça a aposta do fortalecimento do mangalarga no Estado.

? Para a associação é importantíssimo fazer essa edição da exposição brasileira aqui no Paraná. Há 10 anos não se realizava uma edição brasileira no Estado. A exposição brasileira tem um peso diferente para o ranking. São realizadas diversas exposições ao longo do ano. Todo final de semana, a gente tem exposição em diferentes cidades do país e a Exposição Brasileira, em função da qualidade que reúne, da presença de criadores do país inteiro, premia de maneira diferenciada o expositor para fins de apuração do ranking final.

Belos, de uma elegância discreta, ágeis e muito inteligentes Os cavalos mangalarga cativam criadores e aqueles que não podem comprar um animal, mas não abrem mão de um passeio em um haras, com um verdadeiro companheiro.

Nos anos 80 e 90, o Paraná era referência em mangalarga. Agora, os criadores estão revitalizando a raça no Estado. O Paraná não parou de participar de competições e julgamentos, mas a inauguração da Casa do Mangalarga, aqui na Exposição de Londrina, marca uma nova etapa de consolidação dos animais no Estado. No espaço vão se reunir criadores para garantir o Paraná como destino permanente no calendário de eventos do mangalarga.

? A Associação gostou muito do trabalho realizado aqui no Paraná. Nós vamos montar um escritório fixo dentro da cidade de Londrina e, como já acontece em um trabalho não só de um ano, mas de alguns anos, o objetivo é manter as melhores exposições dentro do circuito do Paraná ? afirma o presidente do Núcleo de Criadores de Mangalarga do Norte do Paraná, Paulo Vilela.