Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Manifestantes protestam contra Belo Monte e novo Código Florestal na Avenida Paulista

Mobilização ocorreu em frente ao Museu de Arte de São PauloUm grupo de cerca de 300 pessoas participou neste domingo, dia 19, de um protesto contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Aproveitando os momentos de semáforo fechado, eles apitavam e exibiam cartazes para os motoristas em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, região central de São Paulo (SP). O novo Código Florestal também foi alvo de críticas durante a manifestação.

O índio Kunue Kalapalo, membro de uma das tribos do Alto Xingu, disse que luta contra a destruição do patrimônio natural do lugar onde nasceu.

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado na Câmara

? Eu não quero perder tudo que eu tenho lá ? disse, enquanto dançava e cantava na faixa de pedestres.

? Eu não quero que acabe a natureza.

Contrária aos projetos do novo Código Florestal e da Usina de Belo Monte, a técnica administrativa Cíntia Guido defendeu o uso da energia eólica e solar, em vez da construção de grandes empreendimentos hidrelétricos.

? Vai inundar uma grande parte de floresta, vai mexer com os índios do Xingu. Eu acho que não há mais a necessidade de grandes usinas hidrelétricas.

Apesar de a usina ser um empreendimento prioritário para o governo federal na área da energia, a estudante de veterinária Camila Bergamim tem esperanças de que a mobilização social possa alterar o projeto.

? Quem sabe, se começarem a ocorrer protestos nacionais, eles pelo menos parem para pensar.

Sair da versão mobile