Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mantega confirma recursos para giro de capital das agroindústrias

Medida deve ser aprovada em reunião no dia 30 de abrilO ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nessa quarta, dia 15, em audiência pública na Câmara dos Deputados que o Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aprovar, na reunião do dia 30 de abril, voto que instituirá linha de crédito ao amparo de recursos do BNDES, para financiamento de capital de giro para agroindústrias, indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas e cooperativas agropecuárias.

A manifestação do ministro se deu após o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) cobrar uma solução para destravar a liberação de recursos para empresas do setor agrícola e produtores rurais.

? Nem as indústrias, nem os agricultores têm acesso ao crédito. Eles vão aos bancos e não conseguem tomar dinheiro ? afirmou o deputado.

Para exemplificar o problema vivido pelo setor produtivo, o parlamentar gaúcho citou o caso da fumicultura. As empresas que levavam três dias para pagar o produtor, hoje demoram 90 dias e ainda por cima não estão comprando o produto.

? Essas são questões que precisam de uma solução urgente ? ressaltou Heinze.

Segundo ele, o governo deve se dar conta de que junto com o agronegócio estão em jogo milhares de empregos diretos e indiretos.

Outro assunto levantado pelo deputado progressista ao ministro foi a necessidade de redução da carga tributária que incide sobre o óleo diesel. Ao pedir que o governo diminua os impostos, Heinze enfatizou que 50% do litro do combustível é tributo federal e estadual. De acordo com o congressista, se os impostos federais fossem reduzidos pela metade, o saco de arroz e do trigo barateariam de 3,5% a 4%.

 

Sair da versão mobile