Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mantega diz que medidas do governo impediram que dólar caísse ainda mais

Moeda norte-americana teve uma nova quedaO ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta, dia 8, que as medidas adotadas pelo governo impediram uma valorização ainda maior do real ante o dólar. Segundo ele, se o governo não tivesse agido, a cotação da moeda americana poderia ter chegado a R$ 1,45.

Um dia após o governo anunciar que bancos e as empresas que pegarem dinheiro emprestado no Exterior por menos de dois anos pagarão Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6%, a moeda americana teve uma nova queda e chegou a R$ 1,59.

? Não é uma briga fácil, é uma situação complicada pelo apetite que há sobre o Brasil. O que fazemos é moderar esse apetite. Se tivéssemos deixado ao sabor dos preços de mercado, o dólar tinha mergulhado no Brasil ? afirmou Mantega.

Segundo o ministro, a situação se agrava porque as economias da Europa e dos Estados Unidos estão fazendo grandes emissões de moeda.

? Uma das bases desse problema é que estão emitindo muito dólar nos Estados Unidos e euro na União Europeia. Esse dinheiro não tem para onde ir ? avaliou.
Mantega ressaltou, no entanto, que o governo continuará atuando para “retardar” a valorização do real.

? Não existe limite para as medidas que vamos tomar e continuaremos tomando para impedir que haja esse exagero ? concluiu o ministro da Fazenda.

Sair da versão mobile