As declarações de Mantega foram feitas no 7º Fórum de Economia, promovido pela Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).
No primeiro trimestre deste ano, a expansão do PIB nacional foi de 9% em relação aos três primeiros meses do ano passado. O resultado de maio a junho será divulgado na sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quanto às previsões de que o PIB cresça 7% este ano, Mantega destacou que, caso isso se confirme, será o melhor resultado dos últimos 24 anos.
? Não é um resultado pontual, mas fruto de um processo. O Brasil alcançou um outro patamar de crescimento, que é qualitativo e sustentável ? destacou.
De acordo com o ministro, o crescimento da economia brasileira é sustentável porque a inflação está sob controle. E houve, nos últimos anos, um aumento do poder de compra de milhares de brasileiros que, ao alimentar o consumo interno, permitiram ao setor produtivo enfrentar a última crise econômica mundial. Para Mantega, a taxa de inflação anual não deverá ultrapassar 5,2%, “o que, com um crescimento de 7%, é algo favorável”.