Mantega estima alta de até 1% do PIB no segundo trimestre do ano

Nos três primeiros meses a expansão foi de 9%O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve ter crescido entre 0,5% e 1% no segundo trimestre deste ano, estimou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta segunda-feira, dia 31. Apesar desse avanço, o ministro acredita que a economia brasileira teria condições de crescer a uma taxa média anual de 5,5% nos próximos quatro anos, patamar que poderia ser atingido já em 2011.

As declarações de Mantega foram feitas no 7º Fórum de Economia, promovido pela Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).

No primeiro trimestre deste ano, a expansão do PIB nacional foi de 9% em relação aos três primeiros meses do ano passado. O resultado de maio a junho será divulgado na sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quanto às previsões de que o PIB cresça 7% este ano, Mantega destacou que, caso isso se confirme, será o melhor resultado dos últimos 24 anos.

? Não é um resultado pontual, mas fruto de um processo. O Brasil alcançou um outro patamar de crescimento, que é qualitativo e sustentável ? destacou.

De acordo com o ministro, o crescimento da economia brasileira é sustentável porque a inflação está sob controle. E houve, nos últimos anos, um aumento do poder de compra de milhares de brasileiros que, ao alimentar o consumo interno, permitiram ao setor produtivo enfrentar a última crise econômica mundial. Para Mantega, a taxa de inflação anual não deverá ultrapassar 5,2%, “o que, com um crescimento de 7%, é algo favorável”.