Mantega prepara corte no Orçamento

Divulgação de cortes não deve ocorrer antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária, marcada para a próxima semanaO ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que só daqui a duas semanas é que deverá ser definido o tamanho do corte nas despesas do Orçamento de 2011. Mantega afirmou que vai se reunir com os demais ministros nesse período e só então será anunciado o tamanho do contingenciamento de gastos.

Dessa forma, a divulgação não ocorreria antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para a próxima semana. Havia rumores de que o governo poderia antecipar o anúncio de corte no orçamento para tentar convencer os diretores do Banco Central a aumentar menos a taxa básica de juro, atualmente em 10,75% ao ano. De qualquer forma, pelo menos no discurso, o governo está se esforçando para transmitir uma imagem de que agirá com austeridade fiscal para conter o processo de alta no juro, que o mercado projeta que se iniciará neste mês.

Mantega disse que não há número definido para o corte do Orçamento de 2011. Segundo o ministro, os dados da peça orçamentária, aprovada pelo Congresso, ainda estão sendo processados. Mantega afirmou que a ideia é que se faça um corte definitivo no Orçamento, que não seja revertido ao longo do ano. Questionado se o governo trabalharia para fazer uma poupança extra além da meta de superávit primário (poupança feita para pagar juros) deste ano ? hipótese já mencionada pelo próprio ministro em outra ocasião ?, Mantega apenas riu e agradeceu, encerrando a breve entrevista.