Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mantega prepara corte no Orçamento

Divulgação de cortes não deve ocorrer antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária, marcada para a próxima semanaO ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que só daqui a duas semanas é que deverá ser definido o tamanho do corte nas despesas do Orçamento de 2011. Mantega afirmou que vai se reunir com os demais ministros nesse período e só então será anunciado o tamanho do contingenciamento de gastos.

Dessa forma, a divulgação não ocorreria antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para a próxima semana. Havia rumores de que o governo poderia antecipar o anúncio de corte no orçamento para tentar convencer os diretores do Banco Central a aumentar menos a taxa básica de juro, atualmente em 10,75% ao ano. De qualquer forma, pelo menos no discurso, o governo está se esforçando para transmitir uma imagem de que agirá com austeridade fiscal para conter o processo de alta no juro, que o mercado projeta que se iniciará neste mês.

Mantega disse que não há número definido para o corte do Orçamento de 2011. Segundo o ministro, os dados da peça orçamentária, aprovada pelo Congresso, ainda estão sendo processados. Mantega afirmou que a ideia é que se faça um corte definitivo no Orçamento, que não seja revertido ao longo do ano. Questionado se o governo trabalharia para fazer uma poupança extra além da meta de superávit primário (poupança feita para pagar juros) deste ano ? hipótese já mencionada pelo próprio ministro em outra ocasião ?, Mantega apenas riu e agradeceu, encerrando a breve entrevista.

Sair da versão mobile