Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mantega prevê crescimento de 5,2% em 2010

Segundo o ministro da Fazenda, ano será marcado por confiança e otimismoO ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou, durante a reunião ministerial desta quinta, dia 21, na Granja do Torto, uma projeção de crescimento da economia brasileira de 5,2% em 2010. Para 2009, a estimativa do Ministério da Fazenda é de um crescimento de apenas 0,1%. Na reunião, o ministro Mantega fez uma avaliação do quadro econômico para 2010, ano que será marcado, segundo ele, por confiança e otimismo.

Essas são as primeiras projeções oficiais divulgadas pelo Ministério da Fazenda para vários indicadores econômicos. Nesta quinta, dia 20, o Ministério divulgou documento em que reproduz a apresentação feita por Mantega na reunião, projetando uma expansão de 7,3% na demanda interna. Esse porcentual corresponde à contribuição da demanda interna para o crescimento da economia. O setor externo, no entanto, dará uma contribuição negativa de 2,1% para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a projeção da Fazenda.

Para o período de 2009 a 2014, a expectativa do governo é de uma taxa média anual de crescimento de 5%. Para 2010, a estimativa da equipe do ministro Guido Mantega é a de que os investimentos darão uma contribuição de 2,7% ao crescimento do PIB, e o consumo das famílias, de 3,8%. Em 2009, a contribuição dos investimentos foi negativa em 1,9% para a expansão do PIB, por causa do impacto da crise econômico-financeira internacional, que adiou novos projetos. O consumo das famílias foi o que sustentou o PIB, com uma contribuição de 2,3% para seu crescimento, de acordo com os cálculos do Ministério da Fazenda.

Em discurso otimista, Mantega disse, na reunião ministerial, que o Brasil conquistou a confiança internacional com o bom desempenho da economia durante a crise financeira. Na avaliação do ministro, há otimismo dos empresários e dos consumidores em relação à economia em 2010.

? Todos acreditam que o Brasil vai crescer em 2010; que o desempenho econômico será melhor, com mais emprego, mais renda e mais consumo ? afirma o documento divulgado pela Fazenda com as informações apresentadas por Mantega na reunião ministerial.

De acordo com Mantega, a economia está retomando o ritmo de crescimento de antes da crise. Ele afirma que esse crescimento é sustentável, porque se dá em bases sólidas, mantém a inflação sob controle, com responsabilidade fiscal e apresenta baixa vulnerabilidade externa. O quadro é de crescimento com geração de emprego e ação do Estado estimulando a transferência de renda, o que alimenta fortemente o mercado consumidor. Tudo isso com altas taxas de investimento em 2010.

Investimentos
Mantega projeta crescimento de 16,1% nos investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) em 2010, revertendo a queda estimada em 10% no indicador em 2009, o ano de maior impacto da crise. Mantega também trabalha com um crescimento de 6,1% no consumo das famílias neste ano. A alta taxa de expansão dos investimentos para 2010 é citada pelo ministro como um dos fatores que tornam o ciclo de crescimento brasileiro sustentável e de qualidade.

? O crescimento é sustentável, porque se dá em bases sólidas e mantém inflação sob controle, responsabilidade fiscal e baixa vulnerabilidade externa ? afirmou Mantega.

Sair da versão mobile