O Manual de Pragas reúne informações sobre 130 tipos de pragas e mostra detalhes de sua ocorrência, formas de manejo, melhores práticas e como a biotecnologia pode auxiliar. Para facilitar a busca por informação, ele é classificado em três pilares:
– Parte inicial, quando o inseto ataca na primeira fase de desenvolvimento das culturas; – Parte vegetativa, que aborda o período que vai da germinação ao início do florescimento das culturas;
– Parte reprodutiva.
Pode-se, ainda, buscar a praga pelo nome, por cultura, por estágio ou por foto e o conteúdo será atualizado a cada nova descoberta.
– Toda vez que identificarmos uma nova praga ou avançarmos nas descobertas de soluções, atualizaremos imediatamente o conteúdo disponível – afirma João Oliveira, gerente-técnico de Manejo Integrado de Pragas, da Monsanto, responsável pelo desenvolvimento do trabalho.
A iniciativa surgiu para facilitar a visualização e identificação das pragas que afetam as lavouras. Desta forma, o agricultor poderá entender os diferentes tipos de pragas e conhecer as formas de controlá-las, para que então possa utilizar os recursos e produtos mais adequados para as culturas de soja, algodão e milho, alcançando maior produtividade com menos recursos.
– Como a maioria dos agricultores não cultivam uma só cultura, é fundamental um conteúdo que reúna informações sobre as pragas que atacam as três principais grandes culturas – diz Oliveira.
• O Manual tem versões disponíveis para tablets e smartphones, para baixar é só entrar aqui.