Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SAIBA COMO PARTICIPAR

Mapa abre consulta pública para modernizar operações aeroagrícolas com drones

Nova regulamentação visa desburocratizar o processo de registro de operadores e credenciamento de entidades de ensino

Mapa abre consulta pública para modernizar operações aeroagrícolas com drones

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou uma consulta pública para revisar as regras que regem as operações aeroagrícolas no Brasil, abrangendo tanto drones quanto aeronaves tripuladas. A iniciativa, formalizada pela Portaria SDA nº 1.187, ficará disponível por 60 dias, permitindo que interessados contribuam com sugestões para aprimorar as normas. A nova regulamentação visa desburocratizar o processo de registro de operadores e credenciamento de entidades de ensino, além de alinhar as regras às tecnologias mais recentes.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A proposta de revisão substituirá as normativas atuais — a Instrução Normativa Mapa nº 2/2008 (para aeronaves tripuladas) e a Portaria nº 298/2021 (para drones). Segundo Uéllen Colatto, chefe da Divisão de Aviação Agrícola, o objetivo é simplificar exigências e melhorar a eficiência na gestão e fiscalização das operações aeroagrícolas.

A revisão das normas estará em conformidade com o novo Decreto da Aviação Agrícola, que deve ser publicado em breve, e com a Lei 14.515/2022, conhecida como Lei do Autocontrole. O coordenador José Victor Torres destacou a importância da participação de diversos setores, uma vez que as mudanças terão impacto significativo nas operações e no ensino voltado para o setor.

As contribuições poderão ser enviadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman) até o término do prazo de consulta, com a deliberação final ocorrendo após a consolidação das sugestões.

Sair da versão mobile