Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mapa autua propriedades com sementes piratas em MT

Propriedades em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Primavera do Leste estavam com sementes sem declaração; Aprosoja-MT mostra surpresa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou os primeiros dados da operação desencadeada para coibir a prática de comercialização e uso de sementes piratas na safra de verão.

De acordo com o Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Mapa, oito autuações foram feitas em fazendas localizadas nos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Primavera do Leste. A maioria dos produtos irregulares encontrados é semente de soja e a principal irregularidade é a falta da declaração de produto.

– Isso é constatado quando o agricultor reservou uma parte da semente – o que ele pode fazer-, mas não declarou. Isso é obrigatório. Então ele responde pela irregularidade de não ter feito a reserva – explica o chefe da fiscalização, Sidnei Francisco Cruz.

• MT: Sementeiros apresentam denúncia sobre pirataria de sementes

O número de irregularidades causou surpresa para a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Segundo o diretor-administrativo da entidade, Nelson Piccoli, a associação aprova que o produtor salve sua semente dentro da legislação.

– Nos pegou de surpresa porque não imaginávamos que tantos produtores estavam produzindo sementes de forma irregular. A Aprosoja não concorda com essa prática. O que nós defendemos que tem que permanecer a lei de proteção ao agricultor, dentro de procedimentos corretos – argumenta o dirigente.

A partir de agora o Mapa vai iniciar um processo de investigação de responsabilidade, conforme determina a legislação. O produtor tem o prazo de 15 dias para apresentar a defesa. Julgado o processo, a penalidade é determinada. A penalidade varia desde a aplicação de advertência até multa de 120% sobre o valor do produto.

A ação ocorreu durante uma semana em Mato Grosso e contou com fiscais de Goiás, Mato Grosso Sul, Tocantins e Paraná. Ao todo sete equipes atuaram durante a operação.

Confira a entrevista do diretor da Aprosoja-MT:

Com informações da Aprosmat e do Projeto Soja Brasil.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile