Mapa confirma novo leilão de Pepro de milho para 23 de outubro

Ministério confirmou subsídios para trigo, algodão, borracha, laranja e arrozO Ministério da Agricultura (Mapa) confirmou nesta quinta, dia 9, que um novo leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) de milho será realizado no dia 23 de outubro. Apesar da confirmação de que continuará apoiando a comercialização do cereal, uma demanda do mercado, o Ministério não disse qual será o volume contemplado. A expectativa é de que o edital com essas informações seja divulgado nos próximos dias.

No último leilão, no dia 18 de setembro, a oferta havia sido de 1,75 milhão de toneladas, sendo 1,5 milhão de toneladas para Mato Grosso, e foram arrematados prêmios para 1,63 milhão de toneladas. Este será o quinto leilão de Pepro para milho, que garante ao produtor a diferença entre o valor de mercado e o mínimo estabelecido pelo governo federal para a cultura. Até agora, foram ofertados subsídios para 6,350 milhões de toneladas e arrematados prêmios equivalentes a 5,347 milhões de toneladas.

Garantia

A Secretaria de Política Agrícola do Mapa programou para este mês de outubro apoio à comercialização também de trigo, algodão, borracha, laranja e arroz. O instrumento que será utilizado é o de leilão Pepro.

No próximo dia 16 serão ofertadas 160 mil toneladas de trigo. Após este pregão, estão previstos mais dois leilões de Pepro, ainda sem datas marcadas. E para o dia 30 acontecem os leilões do Prêmio para borracha e laranja.

Também será realizada a venda dos estoques públicos de arroz no dia 23, autorizada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep).

Os volumes e preços dos grãos serão definidos e divulgados em editais da Conab.