Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mapa divulga lista de produtores beneficiados no novo seguro rural

Ministério recebeu pedidos de produtores de soja de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia em projeto experimental de negociação coletiva

O resultado das etapas de habilitação e classificação das listas de produtores rurais ao projeto experimental de negociação coletiva do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) para a cultura de soja foi divulgado nesta quarta, dia 9.

Das 11 listas processadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nove foram classificadas, de acordo com os critérios estabelecidos no edital. As entidades representativas de classe encaminharam dados referentes a mais de 4 mil produtores, abrangendo 387 mil hectares em seis estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia.

• Modelo de seguro rural de cooperativa é referência

Entre as entidades, estão a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva, Coamo, Coopavel, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, C. Vale Cooperativa Agroindustrial, Aprosoja, Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná e a Cooperativa Agroindustrial Alfa. As informações das listas poderão ser acessadas no portal do Mapa.

A próxima etapa do modelo consiste no recebimento das propostas de seguro rural a serem encaminhadas pelas seguradoras habilitadas no PSR. Após o recebimento dessas propostas, o Mapa vai conferir as informações para então divulgar o resultado final e autorizar o envio das respectivas apólices.

Projeto

Ainda em fase experimental, o projeto, lançado em 14 de agosto deste ano, oferece a produtores de soja melhores condições de negociar com as seguradoras a contratação de apólices de seguro rural.

O modelo de negociação coletiva não substitui o modelo tradicional de acesso à subvenção econômica do PSR. Portanto, o produtor rural, individualmente, continua a poder segurar sua produção nas modalidades e na forma usual de acesso ao PSR.

Com informações de Estadão Conteúdo e Ministério da Agricultura.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile