Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mapa investe na expansão do sistema produtivo agroecológico

Ministério colocou entre suas metas, o apoio a pelo menos 90 núcleos de agroecologia e produção orgânicaO governo federal pretende ampliar a produção de produtos orgânicos e incentivar o consumo desses itens pela população. Para alcançar a meta, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) investiu ao longo deste ano na estruturação, capacitação e adequação de normas e regulamentos que possam contribuir para a expansão do sistema produtivo de base agroecológica.

Entre as ações, o aumento da distribuição de sementes, qualificação dos produtores e da assistência técnica, entre outras. O Ministério também disponibilizou, em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), recursos para financiamento de projetos de apoio à construção e socialização de práticas agroecológicas e orgânicas.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi o responsável pela chamada pública que resultou na aprovação de apoio a 22 núcleos. Eles receberão um aporte de R$ 3,4 milhões para desenvolver os projetos nos próximos dois anos. Dos 22 núcleos, cinco incluem estrutura de Centros Vocacionais Tecnológicos com base nos parâmetros adotados pelo MCTI.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, a medida foi direcionada à rede federal de ensino técnico e tecnológico, com o objetivo de fortalecer a expansão de uma rede de referência em ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e produção orgânica que tenha representatividade em todo território nacional e capacidade para atuar no âmbito local e regional. Não está descartado o lançamento de uma nova chamada pública em 2013 para a ampliação desses valores.

– O Ministério da Agricultura, por entender a importância deste desafio colocou entre suas metas, no Plano Plurianual, o apoio a pelo menos 90 núcleos de agroecologia e produção orgânica, até 2015 – disse Rocha.

Sair da versão mobile