Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mapa quer tirar irrigação da tarifa mais cara

Kátia Abreu diz que está negociando com a Aneel retirada da atividade da lista da bandeira vermelhaA ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou nesta segunda, dia 22, em Porto Alegre, estar conversando com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para excluir a atividade de irrigação agrícola da lista da bandeira vermelha, tarifa extra de energia aplicada desde janeiro para períodos com condições mais custosas de geração e que representa um acréscimo de R$ 0,055 para cada quilowatt-hora consumido. 

Fonte: Focking/Divulgação

No início do mês, a ministra já havia sinalizado a intenção de iniciar a negociação. 

– Trabalho com apoio da presidente Dilma, que pediu que negociássemos diretamente com a Aneel, mas o próprio ministro Eduardo Braga (de Minas e Energia) tem sido um grande torcedor para que possamos tirar a irrigação da bandeira vermelha – disse.

 – Nos próximos dias nós deveremos ter novidades e noticias – completou.

• Veja também: Energia pode subir 50% neste ano

Kátia Abreu chegou em Porto Alegre por volta das 17h30, com quase três horas de atraso, para participar na Assembleia Legislativa de audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal com o objetivo de discutir o Plano Safra 2015/2016.

Na plateia formada por cerca de 200 produtores rurais, as maiores reivindicações partiram dos representantes do setor arrozeiro, que pediram a prorrogação do pagamento de dívidas de custeio de safras anteriores e a diminuição da carga tributária para aliviar os custos de produção. Kátia se comprometeu a criar um grupo de trabalho para ouvir o setor em Brasília. 

Sair da versão mobile