Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mapeamento da soja mostra redução do desmatamento da Amazônia

Ministro do Meio Ambiente comemorou a redução das lavouras no biomaUm novo mapeamento da moratória da soja na Amazônia mostra redução do desmatamento na região. Depois de apresentar o relatório, nesta terça, dia 14, em Brasília, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou a redução das lavouras no bioma.

Desde julho de 2006, indústrias e exportadores de óleos vegetais assumiram o compromisso de não comprar soja plantada em áreas desmatadas na Amazônia. O primeiro levantamento, elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pelo Greenpeace, mostrou que na safra 2007/2008 não foi constatado o plantio de soja em nenhuma das 265 áreas mapeadas. Foram monitorados quase 50 mil hectares, nos Estados de Mato Grosso, Pará, e Rondônia.

Na atual safra, a área monitorada triplicou e os técnicos verificaram aumento de menos de um por cento nas plantações de soja em 12 localidades. A maioria das lavouras fica em Mato Grosso. Apesar da presença de soja em locais onde não havia plantações, o número foi comemorado pelo ministro do Meio Ambiente.

? O setor da soja assumiu responsabilidades e mostrou hoje que a moratória da soja é um sucesso e está ajudando a derrubar o desmatamento na Amazônia ? disse Minc.

Para o presidente da Abiove, Carlos Lovatelli, a lei de mercado conscientizou os produtores rurais de que a compra de qualquer produto precisa de viabilidade econômica, ambiental e social.

? A demanda do mercado internacional deve estar dentro desses três pilares, senão o produto fica marginalizado, fica fora do mercado.

A medida deve ser estendida a outras atividades, como a pecuária que, de acordo com o ministro Carlos Minc, está atrasada em relação à soja e deverá receber em breve incentivos do governo.

? O setor dos frigoríficos está em crise, por isso está sendo preparado um pacote de ajuda para o setor e, nesse pacote, vai haver restrições ambientais.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes também admitiu que a pecuária ainda preocupa no que diz respeito à preservação do ambiente. Mas Stephanes afirmou que o governo está preparando um programa para conter o avanço da atividade na floresta Amazônica.

O acordo que prevê a moratória da soja vale até julho deste ano./ A expectativa do governo é que a medida seja renovada.

Sair da versão mobile