A marca Vence Tudo apresentou uma semeadora portátil na Show Rural Coopavel. Segundo o diretor comercial da empresa, Ildemar Budke, o produtor rural não precisa de um caminhão para transportar a máquina. “Ela fica da largura do trator e ele pode puxá-la”, diz.
A semeadora é um dos compactos destaques do evento, que acontece em Cascavel (PR). Outra novidade é o biodigestor em escala doméstica desenvolvido pela usina Itaipú. “É possível produzir três metros cúbicos por dia ou ferver quatro mil litros de água”, detalha o engenheiro mecânico Thiago Lopes.
A usina tem feito testes com a máquina em propriedades rurais. A agricultora Marlene Bortoluzzi ficou interessada, já que a tecnologia pode solucionar um problema que sempre a preocupou. “Tem um acúmulo de resíduo que não sabemos o que fazer. Assim tem destino e ainda gera energia, o que traz economia”, afirma.
- Máquina 3 em 1 promete revolucionar agricultura mundial
- Quer ter um emprego certo no futuro? Estude design máquinas agrícolas
O técnico em serviços Dirk Persch apresenta o robô que apara a grama sozinho. Segundo ele, é possível personalizar o corte. “Altura, local e período do dia”, diz. Além de tudo, o equipamento procura o carregador de bateria sem precisar de ajuda. E não precisa se preocupar com o clima, ele trabalha até debaixo de chuva.