Máquinas com tecnologia para cana e laranja se destacam na Agrishow

Equipamentos usam tecnologia moderna para atender novas necessidades do campoDepois de reduzir o tamanho das máquinas para atender os pequenos produtores, agora é a vez de facilitar o trabalho e melhorar a eficiência na lavoura. Os equipamentos lançados na Agrishow deste ano usam tecnologia moderna para atender novas necessidades do campo. Os setores da cana e da laranja estão entre os destaques.

Máquina que colhe, enfarda e já embala o algodão com um plástico ou uma plantadeira e adubadora de 21 metros e meio de largura, a maior do Brasil são vistas na Feira. Quem expõe na Agrishow quer trazer o que há de mais moderno em maquinário agrícola no Brasil e no exterior. Desde as grandes montadoras, até as empresas menores e familiares. Este ano, as tradicionais fabricantes de tratores e colheitadeiras estão apostando também em pulverizadores. De grande porte e com tecnologia de ponta

Muitas das novidades são voltadas para o setor sucroalcoleiro. Uma empresa francesa, com fábrica no Rio Grande do Sul, está lançando uma enfardadora para recolher a palha da cana. Com capacidade para 180 toneladas por dia. A idéia é reduzir a quantidade de palha que fica no campo e usar o produto para produzir energia e, assim, agregar renda.

Alguns lançamentos viram atrações no meio da feira. Como uma plataforma para colheita de laranja. Ela não substitui, mas facilita, e muito, o trabalho manual dos colhedores. Cada um fica em uma espécie de gaiola com diferentes alturas. As frutas colhidas são colocadas em uma esteira que leva até uma grande sacola.

Pra trazer todas essas novidades em maquinário pra a Agrishow muitas empresas vão buscar idéias em outros setores, que não no agronegócio. Como o equipamento que usa um conceito trazido da fórmula 1: a telemetria. Nada mais é do que o envio automático de informações da máquina para um escritório ou a sede da fazenda.

Basta instalar um aparelho no trator e as informações passam a ser registradas a cada minuto. Os dados são enviados usando a rede de telefonia celular. E, pela internet, é possível saber detalhes da operação da máquina. Informações importantes para melhorar a eficiência no campo.

Em meio a tantas novidades o trator com piloto automático, na Agrishow, já virou coisa do passado.