Maracujá do cerrado pode combater doenças graves

Fruta nativa do Brasil possui propriedades que podem combater o colesterol ruim, controlar o diabetes e até tremoresUma novidade da ciência: o brasileiríssimo maracujá do cerrado pode combater doenças graves como o diabetes. O objetivo dos pesquisadores é desenvolver alimentos a partir desta espécie nativa. Os agricultores também serão incentivados a cultivar as variedades, que devem chegar à mesa dos brasileiros em até três anos.

Existem no Brasil, mais de 200 espécies nativas de maracujá. As variedades impressionam e as flores são um festival de cores. Há cinco anos, a Embrapa Cerrados decidiu estudar os benefícios dessas plantas e montou uma rede de pesquisa que reúne 12 instituições, 40 laboratórios e cerca de 100 profissionais em todo o país.

O maracujá, em algumas pessoas, já age como um calmante natural. O que muita gente ainda não sabe é que a fruta também tem propriedades capazes de combater o colesterol ruim, controlar o diabetes e até tremores como os que ocorrem em pacientes que sofrem do mal de Parkinson.

? Estamos trabalhando com quatro tipos de maracujás diferentes com propriedades para a saúde também diferentes. Nós estamos trabalhando com o maracujá que apresenta boas propriedades para evitar o stress e pra melhorar a qualidade do sono das pessoas. Temos outro que melhora e evita problemas do tremor da idade. Trabalhamos também com o maracujá que tem propriedades benéficas pra ajudar cicatrização. Há também o quarto maracujá, que é para evitar problemas de colesterol e de açúcar alto no sangue ? explicou a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados.

A nutricionista Patrícia Guimarães comprova os benefícios da fruta.

? O maracujá tem uma grande quantidade de fibras, tanto na casca quanto nas sementes. As fibras, que são solúveis e insolúveis, ajudam a retirar o colesterol ruim das artérias. Além disso, a fibra retarda a liberação de glicose sanguínea ajudando também a controlar os níveis de glicemia na diabetes ? avaliou Patrícia.

Os pesquisadores estão procurando empresas interessadas em industrializar os produtos, como a farinha, nas quantidades indicadas. A ideia é oferecer sucos, bolos e até iogurte feitos a partir dos maracujás do cerrado. As novidades devem estar disponíveis aos consumidores em até três anos.

? Nós acreditamos que, em breve, nós tenhamos condições de disponibilizar para o setor produtivo as sementes desses maracujás e também metodologias para a indústria poder processar esses alimentos e disponibilizar para os supermercados os alimentos funcionais ? acrescentou Ana Maria.

As indústrias interessadas devem entrar em contato com a Embrapa Cerrados no telefone ( 61) 3388 99 33 ou mandar e-mail para [email protected].