O agronegócio brasileiro, setor que deve movimentar quase R$ 1,3 trilhão em 2024, lançou a iniciativa “Marca Agro do Brasil” com o objetivo de fortalecer sua imagem e aproximar o campo da cidade. Com o apoio de autoridades, entidades do setor e da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agrícola (ABMRA), o projeto busca consolidar a reputação do Agro no Brasil e no exterior, evidenciando seu impacto econômico, tecnológico e sustentável.
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A proposta nasceu a partir da pesquisa “Percepções sobre o Agro: O que pensa o Brasileiro”, que ouviu 4.215 pessoas em diferentes regiões do país.
O levantamento revelou que 70% da população têm uma visão positiva do setor, mas identificou que 30% dos entrevistados se dizem propensos a boicotar produtos agropecuários, sendo 51% desse grupo composto por jovens de 15 a 29 anos.
Estratégia de comunicação
O projeto “Marca Agro do Brasil” visa mudar a percepção pública sobre o setor, mostrando que o agro vai além da produção de alimentos e desempenha um papel fundamental na economia, inovação e sustentabilidade.
Para ampliar esse impacto, a iniciativa atuará em três pilares estratégicos:
- Consistência: produção de conteúdos baseados em ciência e fontes oficiais;
- Frequência: comunicação contínua e presente no dia a dia da população;
- Sequência: informações transmitidas de forma gradual para facilitar a compreensão.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, destacou a necessidade de combater narrativas inverídicas sobre o setor. “A grande dificuldade do agro é a comunicação. Passamos o tempo todo combatendo informações erradas sobre o setor. Precisamos mostrar como o agronegócio impacta a vida de todos os brasileiros”, afirmou.
Fortalecimento da imagem do agro
A iniciativa tem o respaldo de diversas entidades do setor. O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues celebrou o lançamento da marca e ressaltou a importância de unir esforços para melhorar a imagem do setor. “Essa iniciativa une o setor em prol do reconhecimento do Agro. Precisamos amar, respeitar e admirar o agronegócio, que fará do Brasil um campeão mundial na segurança alimentar”, afirmou.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, também reforçou a importância da comunicação estratégica do setor. “O Agro cresceu muito nos últimos 50 anos, mas ainda há desafios na comunicação, pois falamos muito para dentro, para os produtores. Precisamos nos conectar com o meio urbano e mostrar o impacto social, ambiental e econômico do setor”, destacou.
Para o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, a falta de uma política de comunicação estruturada prejudica o Agro. “Esse projeto é essencial para aproximar a imagem do agronegócio da realidade. Precisamos derrubar mitos e consolidar o Agro como um dos motores da economia nacional”, afirmou.
Plataforma online para ampliar alcance da iniciativa
Com o crescente interesse de empresas e associações em apoiar e patrocinar o projeto, a ABMRA lançou um site oficial que detalha a estrutura da iniciativa.
A plataforma disponibiliza o relatório completo da pesquisa “Percepções sobre o Agro”, além do plano comercial para patrocinadores interessados em fortalecer a comunicação do setor.