As marcas de feijão Namorado, da SLC Alimentos, e Caldo de Ouro, da Cooperativa Nova Palma, estão adequadas a todas as exigências do Ibrafe. O feijão certificado deverá chegar aos supermercados conforme ocorrerem reposições de estoque.
O presidente do Conselho de Administração do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders, estará presente na feira para explicar o processo de certificação, tirar dúvidas e cadastrar empresas interessadas na certificação.
O selo 100% Feijão é concedido às marcas que seguem os padrões de higiene e as boas práticas de fabricação exigidas em lei e monitoradas pelo Ibrafe. O “100% Feijão” é uma certificação de qualidade que garante ao consumidor a classificação correta do alimento na embalagem do produto e a utilização, por parte da empresa empacotadora um processo seguro na armazenagem, seleção e envazamento do feijão. A fiscalização das marcas será feita pela mesma empresa que certifica o selo da Associação Brasileira das Indústrias de café (Abic) – o Instituto Totum – em parceria com o Ibrafe.
Para serem aprovadas e terem direito ao selo em seus pacotes, as empresas de feijão deverão respeitar as regras das boas práticas de manipulação de alimentos, estar livres de agrotóxicos e transgênicos e respeitar o limite de impurezas previsto pela legislação.
? Além disso, a certificação só será concedida as empresas que não admitem trabalho infantil, que produzem de forma sustentável e cujo feijão não apresente resíduos químicos ? afirma Lüders.