Marcha dos Prefeitos reúne pré-candidatos à Presidência da República

José Serra, Marina Silva e Dilma Rousseff responderam a questões formuladas pela Confederação Nacional dos MunicípiosA Marcha dos prefeitos, evento que reúne em Brasília cerca de quatro mil autoridades, recebeu nesta quarta, dia 19, os três pré-candidatos à Presidência da República. Não houve debate, já que a legislação eleitoral não permite. Cada um teve uma hora para falar e responder a questões formuladas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Frente a uma platéia de mais de mil prefeitos, o tucano José Serra foi o primeiro a subir no palco. Ele prometeu criar uma força nacional permanente contra os desastres naturais. Em seguida, veio Marina Silva, do Partido Verde. Ela garantiu que vai lançar o Sistema Único da Educação, destinando mais recursos à área. A terceira a participar foi a pré-candidata Dilma Roussef. Entre as promessas da petista estão mais investimentos em saúde. Eles responderam a nove perguntas.

Entre as questões, estavam a desoneração tributária que impacta nas contas das prefeituras, a criação de programas federais sem o devido suporte orçamentário e a regulamentação da emenda 29, que define os investimentos em saúde. Além disso, foi também falado sobre o repasse de recursos para as creches, a lei de responsabilidade fiscal, a partilha mais uniforme dos royalties do petróleo, a divergência sobre os débitos dos municípios com a previdência social, medidas contra desastres naturais e as emendas parlamentares.

A Confederação Nacional dos Municípios avaliou que muitas perguntas ficaram sem respostas e que os três pré-candidatos não se comprometeram efetivamente a solucionar questões importantes como o financiamento da saúde pública, a divisão dos royalties do petróleo e as dívidas das prefeituras com a Previdência.

? Eles ficaram muito chateados com as perguntas, quase todos, porque entendiam que a gente devia ter feito perguntas mais genéricas. Ora, de que adianta eu perguntar pro candidato o que ele acha do pacto federativo, que ele acha da reforma tributária. É pra ele não dizer nada! E mesmo tendo ficado objetivo, a metade das perguntas não foram respondidas ? avaliou o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.

O encerramento da marcha ocorre nesta quinta, dia 20, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.