Marinha, Exército e Aeronáutica estão preparados para a chegada de Obama

Forças Armadas também estão preparadas para possíveis atos terroristasJá está tudo pronto em Brasília para a chegada, neste sábado, dia 19, do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Marinha, Exército e Aeronáutica são os responsáveis pela primeira visita do chefe da maior economia do mundo ao Brasil. A segurança pessoal dele fica com o Serviço Secreto Americano.

Todos prontos para atuar, serão 3,5 mil pessoas em veículos, aeronaves e lanchas. A esplanada dos Ministérios será bloqueada das 8h às 17h. O espaço aéreo será fechado.

? Nós temos horários, condições meteorológicas, roteiros, locais em que eles passarão. Todos os ajustes passam por planejamento e adaptação de um esquema que já temos prévio, montado em Brasília ? explica o coronel Carlos Penteado do Comando Militar do Planalto.

As Forças Armadas também estão preparadas para possíveis atos terroristas.

? Contamos com destacamento contra terror, temos pelotão especializado em defesa química, biológica e nuclear ? conta o major Gomes da Silva, oficial de comunicação do Comando Militar do Planalto.

É o momento de o Brasil mostrar que tem capacidade para receber importantes chefes de Estado.

? Isso também tem a ver com a própria pretensão do Brasil de assumir posições importantes no cenário internacional. Se você não tiver capacidade de receber autoridades de outros Estados, outras nações, seguramente esse papel do Brasil pode em alguma medida ter certos comprometimentos ? relata Nelson Gonçalves, especialista em Segurança Pública.

O presidente norte-americano e sua família chegam às 7h30min à base aérea de Brasília. De lá, seguem para um hotel. Às 10h, Obama será recebido pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, onde deve fazer um breve pronunciamento. A partir das 12h, está prevista uma reunião no Itamaraty. Após deverá se encontrar com empresários.

Por volta das 18h haverá um coquetel no Palácio da Alvorada, aonde o presidente Obama e sua família irão se despedir da presidente Dilma Rousseff, que também estará acompanhada de familiares. O encontro deve durar cerca de 30 minutos. Depois, o chefe de estado norte-americano segue para o Rio de Janeiro.

O pronunciamento que Obama fará neste domingo na capital fluminense foi transferido, da Cinelândia para o Teatro Municipal. Apenas convidados vão acompanhar o discurso.