Más condições de rodovia em Mato Grosso dificultam passagem de caminhões e desaceleram economia

Projeto Estradeiro Aprosoja promete integrar região aos portos do Norte do paísA rodovia BR-174 que liga Cáceres, em Mato Grosso, até Vilhena, em Rondônia, é uma das melhores da região. Porém, no noroeste do Estado, ainda é impossível o trânsito de caminhões. O Estradeiro Aprosoja, iniciativa da associação em parceria com o Movimento Pró-Logística, busca integrar essa região isolada aos portos do Norte do país.

A região possui clima e solo para se tornar uma nova fronteira agrícola, com potencial de produzir até três milhões de toneladas por safra. Hoje, a região não produz nem um terço disso.

>> Mato Grosso tem custo de escoamento de grãos mais alto do planeta

>> Para movimento Pró-Logística, é preciso investir nas rodovias de Mato Grosso

A falta de uma estrada estruturada dificulta o trajeto entre a divisa de Rondônia e Mato Grosso. O trecho de 240 quilômetros de Vilhena até a cidade de Juína é de estrada de chão. O maior desafio para que os caminhões com até 50 toneladas de grãos passem pela estrada são os bancos de areia. É possível chegar à cidade por via pavimentada em Sapezal, mas nesse caso, a viagem triplica.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está implantando a BR-174. De acordo com o projeto, a estrada terá as dimensões de uma rodovia federal. A promessa da nova estrada de Juína já motiva alguns produtores a investir. A soja é realidade em 30% de uma área de 7.500 hectares do produtor Jorge Pires. Ele conta que a estrada vai facilitar o transporte e contribuir na economia da região.

Para o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, o projeto, que teve início há um ano, irá transformar o areal em uma via coberta com cascalho e tornará os portos do Norte do país alternativas reais para uma região que hoje é considerada isolada.