A região mais avançada é a médio-norte, com 48% da área de 139.426 hectares colhida, sendo que a cidade de Ipiranga do Norte já colheu 52% das lavouras. A região sudeste, que conta com a maior área de produção, 328.988 hectares, atingiu 28% da área colhida.
O Imea prevê o plantio total em uma área de 723.687 hectares. De acordo com o instituto, esse forte avanço na semana deveu-se ao clima quente e seco no período, após a umidade ter atrapalhado a maturação da pluma. Isso fez com que 100% dos produtores entrassem a campo para os trabalhos.
A Somar informou que as previsões climáticas continuam indicando tempo aberto nos próximos dias, sem chuva e com alta das temperaturas. Isso proporciona condições favoráveis à colheita do algodão e também à maturação e aplicação de desfolhante.
O Imea estima que o principal Estado brasileiro produtor de algodão terá uma produção de 873.935 toneladas de pluma nesta safra, contra 560.376 toneladas no ciclo anterior, com uma produtividade de 3.069 quilos por hectare.
Até agora a qualidade do algodão plantado em primeira safra está na média. Mas para o adensado plantado na safrinha a expectativa é de que a falta de umidade no plantio e no desenvolvimento afete a qualidade, segundo o Imea.