Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso já colheu 71% da área plantada de soja e semeou 91,6% do milho safrinha

Alívio nas chuvas na primeira semana de março possibilitou avanço nos trabalhos no campoEm Mato Grosso a colheita da soja já foi realizada em 71,4% dos 8,3 milhões de hectares cultivados com esta cultura na safra 2013/2014, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O grande volume de chuva observado na última semana de fevereiro não se repetiu durante a primeira semana de março, possibilitando avanço nos trabalhos no campo. A semeadura do milho atingiu 91,6% e a do algodão foi finalizada.

• Acompanhe o Alerta no Campo sobre o clima

Com relação à soja, a colheita está com um atraso de 1,9% em relação à safra passada. Entretanto, devido ao aumento de 4,8% na área nesta safra, já foram colhidos 119,6 mil ha a mais do que no mesmo período do ano anterior. A região médio-norte apresenta 80,3% de sua área já colhida, a mais avançada do Estado em valores percentuais e absolutos. Apesar disso, no comparativo com o mesmo período de 2013 a colheita nesta região é a única atrasada em valores absolutos, com 2,4 milhões de hectares colhidos nesta temporada, 200 mil hectares a menos que na temporada passada.

• Com clima desfavorável, previsão de safra brasileira de soja é inferior à norte-americana

Na primeira semana de março a semeadura do milho atingiu 91,6%, restando ainda cerca de 273 mil hectares a serem cultivados. Os avanços semanais foram significativos em todas as regiões, apresentando o segundo maior avanço semanal desta safra, de 16,9%. Este bom desempenho é reflexo da proximidade do fim da janela de semeadura, juntamente com o bom clima da última semana.

• Brasil pode ter estoques baixos de milho em 2015, afirma analista da Conab

A região norte se destaca com 96,2% já semeados, devido a uma área de apenas 38,1 mil hectares de milho, apresentando hoje a maior porcentagem do cereal semeado em relação às outras regiões do Estado. Todavia, em valores absolutos a região do médio-norte é a mais adiantada, com 1,48 milhão de hectares semeados. A expectativa dos produtores é que o clima favoreça os trabalhos no campo na próxima semana, já que eles esperam finalizar os trabalhos.

O algodão encessou a semeadura com certo atraso em relação à safra anterior. São poucos os hectares ainda não semeados e a cultura chega a 100% da área destinada à fibra. Logo, será possível realizar levantamento para a área total destinada à semeadura da fibra, assim como a área de segunda safra, e a de espaçamento reduzido (adensado). Até o momento, o maior empecilho trazido pelas chuvas foi o atraso, que fez com que alguns produtores semeassem seus últimos hectares fora da janela ideal.

• Vendas de algodão ao exterior podem subir até 30% em 2014

Sair da versão mobile